quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comes Alive! Peter Frampton

Em 1976, o ex-músico de estúdio de George Harrisson e ex-guitarrista da banda Humble Pie, gravou um álbum duplo ao vivo no Winterland de San Francisco, chamado Frampton Comes Alive!, com canções dos seus cinco anos de trabalho solo. Estava com 26 anos de idade. Fez tanto sucesso que as fábricas de discos não conseguiam manter as lojas com estoque. Em 1977 já tinha vendido quase 20 milhões de cópias. Em 1978, deprimido e alcoólatra, sofreu um grave acidente automobilístico nas Bahamas e interrompeu a carreira. No Brasil, ainda fazem sucesso as canções "Show Me The Way" e "Baby I Love Your Way".


  

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Nacional do Choro - 23 de abril - Homenagem a Pixinguinha

Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23/04/1897 - 17/02/1973), foi o responsável para que o choro encontrasse a sua forma musical definitiva. Assistam aos vídeos para conhecer um pouco deste importante músico brasileiro.





 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Via Crucis


Era o final de uma manhã de primavera entre os anos 30 e 33 da nossa época. Numa estrada de Jerusalém – que nos séculos sucessivos receberia o nome emblemático de «Via Dolorosa» - acontecia um pequeno cortejo: um condenado à morte, escoltado por uma divisão do exército romano, se encaminhava, trazendo o patibulum, ou seja, o braço transversal da cruz cuja haste principal já estava colocada no alto, entre as pedras de um pequeno promontório rochoso chamado em aramaico Gólgota e em latim Calvário, isto é, «crânio».

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tiradentes - Semana Santa - Jesus Cristo


Este ano temos  o dia 21 de abril em plena Semana Santa e acontece o que o ideário republicano criou para a imagem de Tiradentes.
 Eles encomendaram aos artistas da época pinturas retratando o martírio e procurando associar a imagem do "Herói da Inconfidência" ao sofrimento e morte de Jesus.
Para isto, muito contribuiu o quadro de Pedro Américo, de 1893, conhecido de todos nós. 
Destaco algumas curiosidades: Barba e cabelos longos, crucifixo ao lado (para associação de idéias) e a disposição do corpo esquartejado lembrando o mapa do país.
Já naquele tempo o país sofria de propaganda enganosa, como tem sido muito freqüente nos últimos anos. 
Quem acha que o "marketing político" é uma invenção dos políticos modernos, aqui está uma prova de que manipular as massas é prática desde "priscas eras". Realmente lamentável!

sábado, 16 de abril de 2011

O SER HUMANO É UMA CRIATURA SINGULAR

Não é apenas uma peça na paisagem, mas um agente que transforma. Na vigência de dificuldades, ele sempre buscou novos lugares. Isto talvez explique esta corrida atual para viver no espaço ou em outro planeta.
A etnologia nos mostra que a natureza - ou seja, a evolução biológica - não moldou o homem de modo que ele se ajuste a nenhum ambiente em particular. Pelo contrário, ele vem ao mundo trazendo um equipamento de sobrevivência muito rudimentar.
Entre todas as espécies que nos rodeiam, o homem é o único que não está encerrado em seu habitat. Sua imaginação, sua razão e sua sutileza emocional, representam condições fundamentais que lhe permitem transformar o meio antes de o aceitar como tal.
Cada época exibe um ponto de inflexão, uma nova maneira de ver e afirmar a coerência do mundo. Mas, retrospectivamente, vemos que nossa atenção é igualmente atraída pelas continuidades. Pensamentos que passam e ressurgem de uma civilização para outra.
Conceitualmente, tanto a quebra como a fissão do átomo derivam de uma descoberta levada a cabo na pré-história; pedras ou qualquer matéria apresentam planos de clivagem que permitem a obtenção de diferentes peças e rearranjos em novas combinações.
O homem ascende através da descoberta da plenitude de seus próprios dons (seus talentos ou faculdades), e nessa trajetória suas criações são monumentos aos estágios do seu entendimento da natureza e do eu.
Portanto, um erro de avaliação da natureza ou do habitat representará inevitavelmente o nosso fim.

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Axiomas" de Orides Fontela

Sempre é melhor
saber
    que não saber.

    Sempre é melhor
    sofrer
    que não sofrer.

    Sempre é melhor
    desfazer
    que tecer.

Sem mão
não acorda
a pedra

sem língua
não ascende
o canto

sem olho
não existe
o sol.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ISTO É HUMANO?

Não espero respostas para o acontecido, mas gostaria de formular algumas perguntas.
Será que este excesso de divulgação pela mídia não influencia pessoas desequilibradas?
Se tivéssemos uma sociedade mais fraterna, este desequilíbrio não poderia ser percebido antes da tragédia?
Dedique alguns minutos para esta reflexão, enquanto escuta esta maravilhosa criação de Bach.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"É PRECISO URGENTE COLOCAR ORDEM NO CAOS" - os psicopatas e a pulsão da morte segundo Freud

Freud dividiu o inconsciente em id, ego e superego.  A relação entre estas três partes é influenciada por fatores ou energias inatas que ele chamou de pulsões. Descreveu duas pulsões antagônicas, a da preservação da vida e a da morte, chamada também da luta entre Eros e Tanatos. Elas não atuam isoladamente mas sempre em conjunto. O equilíbrio entre elas é o responsável pela nossa sanidade mental. O desequilíbrio leva a um estado patológico. O id é o reservatório das pulsões e responsável pelas demandas mais primitivas e perversas. O superego é a parte moral e representa os valores da sociedade, ele contra-age ao id. O ego está entre os outros dois, é onde nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais se alternam. O nosso equilíbrio ou sanidade mental é dado pela habilidade em se adaptar à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego. Os psicopatas têm um id exacerbado e um superego muito reduzido, ficando isentos do remorso e sobressaindo a falta de consciência moral. Em outras palavras, como o superego é o local dos valores da sociedade, se estes se encontram reduzidos teremos um superego fraco e  uma sociedade gravemente enferma.
Diante do exposto, defendo um enfrentamento da nossa caótica realidade, eliminando a hipocrisia instaurada  pelo esgotamento do modelo capitalista. A culpa é da nossa sociedade, portanto, de todos. Não deveríamos deixar passar esta oportunidade para desencadearmos um movimento de mudança.

Ps: estou em jejum por respeito às vítimas e redigi este texto no meu horário de almoço. Sei que é muito pouco mas estou tentando fazer a minha parte.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A tragédia de hoje e o poema do Drummond!

CONSOLO NA PRAIA
Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.
Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humour?
A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros
.
Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ISMAEL NERY E O SURREALISMO

Este paraense faleceu aos 34 anos de idade no Rio de Janeiro em 06/04/1934, vítima da tuberculose, deixando trabalhos que refletiam as duas temporadas vividas em Paris; na primeira, influenciado por Picasso e na segunda por Chagall. É considerado o precursor do surrealismo no Brasil.
Destaco estas obras, realizadas no final de sua vida, quando já se encontrava bastante atormentado pelo agravamento de sua doença.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DEBUSSY - VILLA-LOBOS - JOBIM

O francês Claude-Achille Debussy (22/08/1862 - 25/03/1918) e o brasileiro Heitor Villa-Lobos (06/03/1887 - 17/11/1959) influenciaram Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (25/01/1927 - 08/12/1994).
Coloque para carregar, ouça com atenção e na sequência estas 3 peças.
Dá para perceber uma evolução natural de Debussy para Villa-Lobos até chegar ao Tom Jobim.
Detalhe importante é a sugestão do tema com acordes isolados e maior importância às pausas presente nas 3 peças.


                             

domingo, 3 de abril de 2011

EGOCENTRISMO - FUKUSHIMA(福島県) E HIROSHIMA(広島市) - UMA HISTÓRIA DE BOMBAS

Cidade de Hiroshima, segunda-feira, 06 de agosto de 1945 às 8:15, hora local.
Explode a 600 metros do solo a arma de fissão de tipo balístico com 60 quilos de urânio-235 que foi lançada  do bombardeiro B-29 "ENOLA GAY", nome em homenagem a mãe do piloto, o Coronel Paul Tibbets, este avião estava acompanhado de um segundo o "THE GREAT ARTIST", encarregado de vigiar e gravar toda a missão e de um terceiro sem nome que depois foi denominado de "NECESSARY EVIL" que filmou e fotografou a explosão.

O meu objetivo com esta descrição é chamar a atenção e motivar uma reflexão sobre os nomes das aeronaves. Seria sadismo ou apenas um ato falho? Muito provavelmente, os dois.

Província de Fukushima, sexta-feira, 11 de março de 2011 às 14:46, hora local.
Um terremoto de 9.0 pontos na escala Richter, cujo epicentro foi a 130 quilômetros da costa leste do Japão deu origem a um maremoto, chamado pelos japoneses de "tsunami"( onda de porto). A grande devastação foi causada pela onda gigante, mas o mais grave foi o comprometimento da usina nuclear. Os reatores atômicos deixaram de ser refrigerados pelo não funcionamento das bombas d'água.

O título nos leva a pensar nas atômicas, mas considero que as mais letais e que deveriam ser permanentemente combatidas são as da vaidade, prepotência, ambição, materialismo, etc,etc..e principalmente A "BOMBA" DO EGOCENTRISMO.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Que me perdoe o poeta


E agora, Zé?
A festa acabou, 
aquele signo 
ganhou? 
No infinito
e além, 
também?
E agora?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...