segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RUBEM BRAGA - 12/01/1913 a 19/12/1990

Já se passaram 20 anos que o perdemos. Nascido no Espírito Santo em Cachoeiro de Itapemirim, fez Direito em Belo Horizonte, cobriu a Revolução Constitucionalista de 1932 e foi correspondente junto a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Exerceu o jornalismo em várias cidades do Brasil, escreveu crônicas, criticas literárias e colaborou com inúmeros periódicos. Terminou fixando residência no Rio de Janeiro, onde veio a falecer.
Único escritor a conquistar um lugar definitivo na nossa literatura exclusivamente como cronista. Abordando sempre assuntos do dia-a-dia, falando de si mesmo, de sua infância, mocidade, primeiros amores, Rubem Braga impregna tudo que escreve de um grande amor à vida simples, não-sofisticada, dos humildes e sofredores.
Para quem quiser conhecer este magnífico cronista sugiro o livro: "200 Crônicas Escolhidas as melhores de Rubem Braga". Deste livro deixo registrado trechos escritos em setembro de 1957 de:
 "Sobre o Amor, Desamor..."
"Eles se separaram" pode ser uma frase triste, e às vezes nem isso. "Estão se separando" é que é triste mesmo.
Mas no meio de tudo isso, fora disso, através disso, apesar disso tudo, há o amor. Ele é como a lua, resiste a todos os sonetos e abençoa todos os pântanos.

2 comentários:

  1. É SEMPRE BOM LEMBRAMOS DO QUE FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA , PRINCIPALMENTE DA LITERATURA O QUE REPRESENTOU RUBEM BRAGA, QUEM NÃO LEU? QUEM NÃO ESTUDOU NA ESCOLA? A IMPORTANCIA DA INTERNET QUE TEMOS A LIBERDADE DE POSTAR PARA AQUELES QUE DESCONHECEM. SUCESSO

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Re pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...