Freud dividiu o inconsciente em id, ego e superego. A relação entre estas três partes é influenciada por fatores ou energias inatas que ele chamou de pulsões. Descreveu duas pulsões antagônicas, a da preservação da vida e a da morte, chamada também da luta entre Eros e Tanatos. Elas não atuam isoladamente mas sempre em conjunto. O equilíbrio entre elas é o responsável pela nossa sanidade mental. O desequilíbrio leva a um estado patológico. O id é o reservatório das pulsões e responsável pelas demandas mais primitivas e perversas. O superego é a parte moral e representa os valores da sociedade, ele contra-age ao id. O ego está entre os outros dois, é onde nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais se alternam. O nosso equilíbrio ou sanidade mental é dado pela habilidade em se adaptar à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego. Os psicopatas têm um id exacerbado e um superego muito reduzido, ficando isentos do remorso e sobressaindo a falta de consciência moral. Em outras palavras, como o superego é o local dos valores da sociedade, se estes se encontram reduzidos teremos um superego fraco e uma sociedade gravemente enferma.
Diante do exposto, defendo um enfrentamento da nossa caótica realidade, eliminando a hipocrisia instaurada pelo esgotamento do modelo capitalista. A culpa é da nossa sociedade, portanto, de todos. Não deveríamos deixar passar esta oportunidade para desencadearmos um movimento de mudança.
Ps: estou em jejum por respeito às vítimas e redigi este texto no meu horário de almoço. Sei que é muito pouco mas estou tentando fazer a minha parte.
Gostei da forma clara e simples em expor conceitos fundamentais da psicanálise. Mas o jejum auto-imposto não indicaria um superego exacerbado?
ResponderExcluirGosto das suas colocações, principalmente quando nos convida a promover mudanças. Nossa sociedade está a cada dia mais violenta. Não basta se comover, chorar, chorar e depois esquecer e tudo fica como está.
ResponderExcluirmuito boa idéia!
ResponderExcluirUm abraço!
Enaldo, talvez eu seja um insano com superego exacerbado e perseguidor de utopias.
ResponderExcluirCida e David, obrigado pelas manifestações, vamos unir mentes em favor de quem sabe um novo tempo.
Abraços!
À mídia que impõe essa revolta para população para obter benefício próprio! Eles nada fazem apenas relata os fatos de forma insana!! É triste isso...
ResponderExcluirAbraços!!
Bruno, obrigado pela visita e comentário, também acho tudo muito triste!
ResponderExcluir