sexta-feira, 8 de abril de 2011

"É PRECISO URGENTE COLOCAR ORDEM NO CAOS" - os psicopatas e a pulsão da morte segundo Freud

Freud dividiu o inconsciente em id, ego e superego.  A relação entre estas três partes é influenciada por fatores ou energias inatas que ele chamou de pulsões. Descreveu duas pulsões antagônicas, a da preservação da vida e a da morte, chamada também da luta entre Eros e Tanatos. Elas não atuam isoladamente mas sempre em conjunto. O equilíbrio entre elas é o responsável pela nossa sanidade mental. O desequilíbrio leva a um estado patológico. O id é o reservatório das pulsões e responsável pelas demandas mais primitivas e perversas. O superego é a parte moral e representa os valores da sociedade, ele contra-age ao id. O ego está entre os outros dois, é onde nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais se alternam. O nosso equilíbrio ou sanidade mental é dado pela habilidade em se adaptar à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego. Os psicopatas têm um id exacerbado e um superego muito reduzido, ficando isentos do remorso e sobressaindo a falta de consciência moral. Em outras palavras, como o superego é o local dos valores da sociedade, se estes se encontram reduzidos teremos um superego fraco e  uma sociedade gravemente enferma.
Diante do exposto, defendo um enfrentamento da nossa caótica realidade, eliminando a hipocrisia instaurada  pelo esgotamento do modelo capitalista. A culpa é da nossa sociedade, portanto, de todos. Não deveríamos deixar passar esta oportunidade para desencadearmos um movimento de mudança.

Ps: estou em jejum por respeito às vítimas e redigi este texto no meu horário de almoço. Sei que é muito pouco mas estou tentando fazer a minha parte.

6 comentários:

  1. Gostei da forma clara e simples em expor conceitos fundamentais da psicanálise. Mas o jejum auto-imposto não indicaria um superego exacerbado?

    ResponderExcluir
  2. Gosto das suas colocações, principalmente quando nos convida a promover mudanças. Nossa sociedade está a cada dia mais violenta. Não basta se comover, chorar, chorar e depois esquecer e tudo fica como está.

    ResponderExcluir
  3. Enaldo, talvez eu seja um insano com superego exacerbado e perseguidor de utopias.
    Cida e David, obrigado pelas manifestações, vamos unir mentes em favor de quem sabe um novo tempo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. À mídia que impõe essa revolta para população para obter benefício próprio! Eles nada fazem apenas relata os fatos de forma insana!! É triste isso...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Bruno, obrigado pela visita e comentário, também acho tudo muito triste!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...