sábado, 16 de abril de 2011

O SER HUMANO É UMA CRIATURA SINGULAR

Não é apenas uma peça na paisagem, mas um agente que transforma. Na vigência de dificuldades, ele sempre buscou novos lugares. Isto talvez explique esta corrida atual para viver no espaço ou em outro planeta.
A etnologia nos mostra que a natureza - ou seja, a evolução biológica - não moldou o homem de modo que ele se ajuste a nenhum ambiente em particular. Pelo contrário, ele vem ao mundo trazendo um equipamento de sobrevivência muito rudimentar.
Entre todas as espécies que nos rodeiam, o homem é o único que não está encerrado em seu habitat. Sua imaginação, sua razão e sua sutileza emocional, representam condições fundamentais que lhe permitem transformar o meio antes de o aceitar como tal.
Cada época exibe um ponto de inflexão, uma nova maneira de ver e afirmar a coerência do mundo. Mas, retrospectivamente, vemos que nossa atenção é igualmente atraída pelas continuidades. Pensamentos que passam e ressurgem de uma civilização para outra.
Conceitualmente, tanto a quebra como a fissão do átomo derivam de uma descoberta levada a cabo na pré-história; pedras ou qualquer matéria apresentam planos de clivagem que permitem a obtenção de diferentes peças e rearranjos em novas combinações.
O homem ascende através da descoberta da plenitude de seus próprios dons (seus talentos ou faculdades), e nessa trajetória suas criações são monumentos aos estágios do seu entendimento da natureza e do eu.
Portanto, um erro de avaliação da natureza ou do habitat representará inevitavelmente o nosso fim.

4 comentários:

  1. É como diz uma canção do Barão Vermelho:

    "Invejo os bichos, invejo os bichos
    Que no mundo não procuram nexo
    Vivem em paz sem ganância ou capricho
    E só brigam por comida e sexo"

    ResponderExcluir
  2. Bruno e Silvia, obrigado pelas visitas. Este texto me pareceu muito adequado para o início da Semana Santa, período em que seguindo a história de Cristo relembramos o lado mais profundo do nosso ser. Que saibamos cuidar da nossa "Terra Prometida". Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...