domingo, 26 de dezembro de 2010

PARA QUE FILOSOFIA?

  Para meus filhos, Henrique e Renato,

    Acho que foi muito ruim, para a minha e outras gerações, não termos tido a Filosofia como matéria curricular. Felizmente a disciplina voltou, mas vejo o desinteresse dos alunos. Muitos acham que é algo complicado, outros que não serve para nada e pior ainda: "Isto não interessa!".
    Pretendo fazer aqui pequenas colocações que possam despertar a curiosidade e o interesse no assunto.
    Inicialmente gostaria de lembrar que "a vontade é o princípio que rege tudo", como nos ensinou Schopenhauer em "O Mundo Como Vontade E Representação". 
    Kant, excêntrico filósofo iluminista, em "Crítica Da Razão Pura" tem trechos incompreensíveis para o senso comum, mas tem textos mais curtos acessíveis para leitores sem treino filosófico.
    Sócrates esclarece que a sabedoria não flui assim tão fácil, como se saísse de um pote cheio para um vazio. A sabedoria não se deixa ensinar. Por isso ele surpreende com o comentário: "Só sei que nada sei". Ele é o primeiro filósofo do auto-conhecimento.
    Platão no "Banquete" faz uma reflexão sobre o deus da festa, o deus do êxtase e do amor: Eros, Dionísio.
    Nietzche já nos primeiros textos reclama da discrepância entre a teoria e a prática na filosofia européia, e afirma "Não confie num pensamento que vem quando você está assentado". Ele, em "A Gaia Ciência" mostra como a educação dentro de uma sociedade orientada para o crescimento econômico é um empecilho ao desenvolvimento do "eu". Ele também escreveu: "toda formação que leva à solidão e prioriza o dinheiro e o lucro é odiosa". Infelizmente isto pode ser confirmado atualmente. Precisamos questionar nosso papel e envolvimento com essa cultura do lucro geral. Nada parece ter mudado na lógica de possuir "muito de nada", desde os tempos de Nietzche. Outra frase deste importante filósofo que gostaria de relembrar: "Sem música, a vida seria um erro". Concordo totalmente.
    Heráclito, pensador pré-socrático, conhecido como " o obscuro" falava, "eu sou um estudioso de mim mesmo" e " o todo está em cada um; cada um faz parte do todo".
    Filosofia é para Epicuro a arte de viver bem e consiste principalmente em viver sem alimentar medos inúteis.
    Montaigne não escreve para o público em geral, mas para si mesmo. "Eu não fiz meu livro mais do que meu livro me fez". Enquanto tenta escrever, elabora um sistema de anotações sobre o "eu". "Quem é amigo de si mesmo também é amigo dos outros". Ele queria fazer o auto-retrato do seu pensamento. Nos seus "Ensaios", ele narra  as experiências que viveu observando os próprios pensamentos. Escreveu: "Só é necessário ter sinceridade e coragem de enfrentar a solidão".
    Com Pirro, descobrimos o ceticismo como caminho para si mesmo. "Autocontrole demais não é vida".
    Deleuze ressalta a sensibilidade que sempre está contida no pensamento, consciente ou inconscientemente. A "Dobra" é o título de um livro sobre Leibniz. "Perceber o universo por meio de conceitos é como dobrar papel". Dobra sobre dobra, infinitamente, num movimento variado. E cada dobra é uma compressão, uma abstração do mundo. Ele nos aconselha, deixe suas idéias fluírem. "Seja um nômade do pensamento".
    Foucault, o filósofo itinerante, admitia que tinha "uma profunda incapacidade" de cultivar a arte sublime do ócio. Ele observou que o homem, após conquistar a consciência crítica, não muda necessariamente os hábitos cotidianos. A fome de poder e a fome de saber estão atreladas. "Conhecer os poderes não é o suficiente para livrar-se deles". "O saber não serve para compreender, mas para recortar".

   Para concluir: "A Filosofia nos ensina que infelizmente não há arte de viver sem mudanças".

6 comentários:

  1. Retribuindo....
    Muito bom o seu espaço. gostei!
    Eu gosto de filosofia, quando estava no colegial achava o máximo descobrir um pouco de cada filósofo!

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  2. Olá,

    Vim retribuir e agradecer a visita.
    Também gostei do seu blog.
    Tenha cuidado porque isso vicia,ok?
    Parabéns!

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  3. Kézia e Nini, obrigado pela visita e pelo estímulo. Um abraço,

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  4. Muito interessante a postagem!
    O passo contrário é dado pela educação pública.
    Infelizmente preferem impedir o crescimento intelectual dos jovens tratando filosofia como abstração tola. Se prendem a mitos gregos sem exemplificá-los com a realidade, comparando-os a comportamentos físicos naturais.
    Talha-se na base o interesse e todo resto parece chato, complicado e inacessível.
    Gosto muito de filosofia, mas aprendi, com Sócrates, que apesar de nada saber, conhecendo a mim mesmo, posso conhecer tudo. E com Kant, aprendi que o metafísico é inútil apesar de agradável, e que o conhecimento só é adiquirido atravéz da esperiência. Esses, pra mim, além do Freud, são filósofos que deveriam ter suas teorias transformadas em matérias padrão das escolas pois ensinam a pensar.
    Um Abração e parabéns!

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  5. Lúcio, obrigado pela visita e pelo comentário. Coloquei o título "Para que Filosofia?" para provocar reflexões como esta que você fez! Um forte abraço, volte sempre e vamos continuar tentando influenciar na formação cultural!

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  6. Eduardo,

    Eu tive filosofia e psicologia no colegial, atual ensino fundamental. O professor das duas matérias era péssimo, ele parecia saber pouco sobre jovens e não entendia muito do comportamento humano, conseguia ser estupidamente rigoroso com os meninos e excessivamente complacente com as meninas.
    Uma vez me deu nota B+ num trabalho que fiz com dedicação sobre Decartes. Mas ao perceber que fora eu que fizera o trabalho, alterou na minha frente a nota para C. Só porque... algumas vezes eu delicadamente o corrigia. Ele uma vez disse que Ghandi era um grande chinês, corrigI e levei bronca. Outra que A razão tem razões que a própria razão desconhece, eu disse a ele que a frase era o coração tem razões e que a frase era do Blaise Pascal... Tirei C em Psicologia e Filosofia durante dois anos. Às vezes eu levantava a mão para fazer uma pergunta e ele me ignorava completamente. Reclamei dele na época, mas por ser padre parece que tinha certa imunidade. Imunidade que infelizmente víamos com os padres pedófilos até algum tempo atrás.
    Ele conseguiu me fazer desinteressar por completo da Filosofia. Em compensação na época da faculdade de Direito tive um excelente professor que me fez conhecer Karl Popper. Alguns velhos alunos achavam que ele viajava na maionese. Mas eram na maioria estudantes de direito querendo aprender direito como se ganha a vida.
    Mas sem dúvida filosofia, Educação Moral e Cívica são matérias muito bem-vindas! Eu diria até que são vitais, não precisamos só de técnicos! Este país precisa de Homens de Valores e não homens com valores!
    Desculpe-me os erros ando sem tempo para revisões!
    Um abraço!
    Carlos Kurare

    "Penso assim... Prefiro escrever errado a calar certo!"
    (Carlos Kurare)

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