sábado, 25 de dezembro de 2010

PORQUE É NATAL E PARA QUE PAPAI NOEL?

Porque é Natal?
Poderíamos dizer que é Natal porque o Catolicismo resolveu cristianizar as festas pagãs que os vários povos do hemisfério norte celebravam por volta do solstício de inverno. Assim sendo, deveríamos celebrar a festa em junho aqui no hemisfério sul.
As festas pagãs homenageavam o "Deus Sol" que simbolizava a "vida", isto porque sabiam que se iniciava o período que levaria aos dias mais ensolarados, período ideal para a produção de alimentos, fundamental para a sobrevivência de todos.
Porque "Renascimento"?
Após o inverno, com o retorno dos dias com um pouco mais de sol, vem a primavera, período em que as plantas que estavam como que adormecidas ganham "vida" ou renascem!
A palavra Natal vem do latim "natalis" que deriva do verbo "nascor" que tem sentido de nascer. O Cristianismo criou um Ciclo do Natal que dura 12 dias e usou citações dos Evangelhos Canônicos e Apócrifos para dar suporte e ambientação às comemorações da chegada do Messias.
Como chegar até a invenção do Papai Noel?
Inicialmente temos no século XVI, com a Reforma Protestante, o uso de pinheiros decorados na Alemanha, que se difundiu pelo mundo com a denominação de Árvore de Natal. Em muitas culturas ocidentais já existia o hábito de distribuir presentes na Véspera do Natal ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro) às crianças bem-comportadas. O poema de 1822, "Uma visita de São Nicolau", escrito pelo professor de literatura grega de Nova Iorque Clemente Clark Moore ajudou a divulgar a versão do bom velhinho que viajava num trenó puxado por renas e descia pela chaminé. A imagem atual do Papai Noel surgiu na América do Norte feita pelo caricaturista e cartunista político Thomas Nast e publicada na edição especial de Natal da revista Harper's Weeklys em 1886.
Para que Papai Noel?
A Coca-Cola visando promover o seu consumo que diminuía no inverno e aproveitando as cores vermelha e branca que correspondem ao seu rótulo, fez uma ampla campanha publicitária no natal de 1931 com imagens do velhinho. Estava lançada a idéia de ganhar dinheiro com esta imagem.
Isto se intensificou no decorrer dos anos, até chegarmos aos nossos dias em que o "Natal", Papai Noel, supera em muito o "Natal", chegada do Messias.

9 comentários:

  1. Oii, obrigada pela visita!!
    Sucesso com o seu blog!!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, bom dia!
    Muito obrigada por sua visita, seja muito benvindo tanto ao blog quanto à blogsfera, esse mundo intenso e paralelo!

    Lendo seu post eu fiquei pensando em como somos reféns da publicidade... seja ela vinda de tempos remostos e feita pela Igreja, seja ela a publicidade comercial, feita pela Coca-Cola... Enfim...

    Feliz natal!
    Bom começo da última semana de 2010!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Camila e Elaine!
    Voltem sempre e que 2011 seja de muita felicidade!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo blog e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  6. Eduardo vim lhe retribuir a visita e tbm gostei muito aqui do seu cantinho. Olha seja bem vindo escrever é realmente uma terapia maravilhosa.Abraço Grande

    ResponderExcluir
  7. San e Flávia, obrigado, voltem sempre e um 2011 feliz!

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduardo, obrigado pela visita e grato pela referência...
    Parabéns pelo seu blog, já marquei minha presença como seguidor...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ola Eduardo

    Infelizmente , realmente somos reféns da publicidade

    Parabens pelo post

    Forte abraço

    Nilton

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...