quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SOLSTÍCIO DE VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL

Hoje começou oficialmente o verão no hemisfério sul e tivemos o dia mais longo do ano. Já no hemisfério norte começou o inverno e conseqüentemente o dia mais curto do ano. O clima está coerente com o nome das estações. Fico imaginando porque tantos debates sobre as mudanças climáticas se no final o nosso Planeta é muito mais poderoso e autônomo do que a pretensão dos humanos de conseguir dominá-lo. O tal aquecimento global parece que só ficou valendo para os que ficam abaixo do Equador porque acima está nevando como nunca.
Como o Cristianismo se apoderou da ancestral festa pagã do deus persa Mitra (o Sol da Virtude) ou da romana Saturnália, em honra ao deus Saturno, o Capitalismo está se sobrepondo a tudo e a todos e impondo o Papai Noel com vários atributos simbólicos e a invenção de novos hábitos que levem ao aumento das vendas e conseqüentemente dos lucros. Ainda prefiro a festa cristã e toda a música barroca para as celebrações do nascimento do Messias. Coloco aqui este vídeo de "Jesus, Alegria dos Homens" de Bach.

2 comentários:

  1. Eduardo, também prefiro o natal simples. Por isso, mesmo trocando presentes entre família, cada um precisa criar algo para presentear o outro, pois esse negócio de comprar tudo pronto deixa de lado a fantasia.

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Georgia, o Natal como negócio me incomoda muito. Fico com vontade de radicalizar (nada de presentes), mas acabo distribuindo livros para tentar minimizar!
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...