quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"O PCB E OS ROMANCES DA DÉCADA DE 1930"


JORGE AMADO é mais conhecido do grande público pelas adaptações para a televisão e o cinema. Lembrar que somente agora o filme "Tropa de Elite II" superou a bilheteria nacional de "Dona Flor e seus Dois Maridos" que ocupava o primeiro lugar. Quem quiser conhecer o ideário comunista da década de 1930 no Brasil, leia com o coração estes 2 romances magníficos: JUBIABÁ (1935) e CAPITÃES DE AREIA (1937).

GRACILIANO RAMOS publicou SÃO BERNARDO (1934) e  quando se preparava para publicar ANGÚSTIA, foi preso pelo regime de Getúlio Vargas em decorrência da Intentona Comunista de 1935 , este período foi relatado no livro MEMÓRIAS DO CÁRCERE, publicado após sua morte em 1953. Já fora da prisão e instalado no Rio de Janeiro como inspetor federal de ensino publicou VIDAS SÊCAS (1938). Fato interessante é que ele só se filiou ao PCB em 1945.



RACHEL DE QUEIROZ em 1928 ingressa no que restava do Bloco Operário Camponês em Fortaleza, formando o primeiro núcleo do Partido Comunista. Publica em 1930, O QUINZE que a tornou nacionalmente conhecida. Foi presa em 1937 acusada de ser comunista e exemplares de seus romances foram queimados.

2 comentários:

  1. Colega...

    Ganhei 4 convites para a peça o mentiroso (veja detalhes sobre a peça aqui: ) e num gesto de incomensurável benevolência vou dividir com você! Este gesto pode no futuro fazer com que nossos leitores tenham a curiosidade de conhecer outros blogs. Conhecer novas idéias... ou não. Bem... dois vou distribuir para os meus leitores e dois vou dividir com seus leitores, afinal... uma mão lava a outra e as duas lavam a Bun... digo a cara!
    Vou dar 2 convites grátis para a peça O mentiroso. Para o próximo domingo dia 20 ou segunda-feira dia 21!
    Regras do Jogo: Os dois primeiros EMAILs que chegarem à minha caixa postal nesta quinta-feira após às 17:00h (hora do chá de cidreira) pedindo os convites... leva! Seu leitor deve informar o nome e a data que quer ir ao Teatro e dizer que foi indicado pelo seu blog.

    Um grande abraço!

    Carlos Kurare

    ResponderExcluir
  2. Carlos, que pena estarmos geograficamente tão distantes, mas quando tiver uma oportunidade de passar por São Paulo gostaria de assistir ao seu trabalho. Mas fica o convite aos leitores, quem puder se candidate!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...