quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Minas são muitas mas Darcy Ribeiro foi único!

Foi num 17 de fevereiro de 1997, aos 74 anos que ele partiu. De sua extensa obra, gostaria de citar duas que todo brasileiro deveria conhecer: O Processo Civilizatório - etapas da evolução sócio-cultural de 1968 e O Povo Brasileiro - a formação e o sentido do Brasil de 1995. O primeiro considero das obras fundamentais para a nossa formação e o segundo, acho que não devemos ser muito críticos porque foi gestado durante a luta do autor contra o câncer, sabendo ser este o seu último livro, mas lido como um relato de um brasileiro apaixonado por sua terra natal.

Aos que se interessarem podemos ampliar as discussões nos comentários.

5 comentários:

  1. O Darcy Ribeiro é realmente um grande antropólogo. Sua obra é reconhecida pela excelência. Desde que comprei o livro "O Povo Brasileiro", tornei-me leitor assíduo de seus textos e livros.

    ResponderExcluir
  2. Bela lembrança, Eduardo!

    A figura e a obra de Darcy Ribeiro devem ser lembradas sempre que possível. Se pelo menos meia dúzia de três dos políticos que hoje temos no Congresso raciocinassem e agissem como ele, não tenho dúvidas, nosso país seria melhor.

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Neto, as novas gerações deveriam conhecer Darcy Ribeiro que preferia o título de educador.
    Carlos Roberto, infelizmente não vejo nem de longe alguém com a mesma vontade e determinação.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. GRANDE HOMEM DE MONTES CLAROS QUE SAIU PARA CONTRIBUIR PARA ESSE BRASIL QUE TANTO ELE AMAVA. MUITOS SABEM DA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA TANTOS PROJETOS QUE ENRQUECERAM ESSE PAÍS. MUITO APRENDI COM ESSE HOMEM COM O POUCO QUE CONVIVI NESTE PLANALTO CENTRAL." Termino essa minha vida exausto de viver, mas querendo ainda mais vida, mais amor, mais travessuras. A você que fica aí inútil, vivendo essa vida insossa, só digo: - Coragem! mais vale errar se arrebentando do preparar-se para nada. O único clamor da vida é por mais vida bem vivida. Essa é, aqui e agora, a nossa parte. Depois seremos matéria cósmica. Apagados minerais. Para sempre mortos."DARCY RIBEIRO"

    ResponderExcluir
  5. Regina quando fiz o post imaginava exatamente isto, levar às pessoas a inquietação, questionamentos e atitudes do Darcy. Acho que esta frase dele que você lembrou é um desdobramento daquela famosa do Guimarães Rosa, que a Dilma usou no seu discurso de posse dizendo ser do poeta da sua terra. "O que a vida quer da gente é coragem!"
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...