O ENEM e suas "lambanças" refletem o nível a que chegou a nossa "EDUCAÇÃO", afinal todo o processo é idealizado e executado por pessoas ligadas a esta área. Acompanhei as últimas três edições e pude notar em todas, a incrível discrepância das notas de REDAÇÃO. Em nenhum dos quatro módulos temos nota máxima (1.000) como resultado, mas na redação isto é fato, não sei para quantos alunos, mas eu conheço um que conseguiu. O contrário (zero) também só é possível neste quesito, com a eliminação do candidato.
O MEC/INEP divulgou as seguintes informações:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (265,1), máxima (883,7)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (297,3), máxima (844,7)
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (254,0), máxima (810,1)
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (313,4), máxima (973,2)
Como podemos observar a melhor nota foi em Matemática e suas Tecnologias (973,2) e a pior em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (254,0). Como podemos encontrar nota máxima - mil pontos (1.000) em REDAÇÃO, isto, está em total desacordo com o resultado dos outros quatro módulos. E nós todos sabemos da dificuldade que os alunos apresentam neste quesito, inclusive com os problemas de ortografia, concordância e vocabulário, nestes tempos de "internet".
Um País injusto que tenta uma aventura desta proporção, sem o devido preparo, só poderia gerar mais injustiça e indignação. Mas fica o alerta, O ENEM É A CARA DO BRASIL.
O Ministro da Educação foi mantido no cargo, a pedido do ex-presidente, o que sinaliza continuidade, sem preocupação com os erros; como se usar uma geração como "COBAIAS", não tivesse a menor importância.
Não sou contra o ENEM, mas acho que precisamos agir com responsabilidade e fazer as coisas corretamente, respeitando os nossos limites. Outro detalhe, já imaginaram se ocorressem estes problemas na APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES?
Fica a pergunta, se temos competência para realizar algo tão grandioso como um processo eleitoral, com a "apuração mais rápida do mundo", porque não somos capazes de fazer o mesmo com o Exame Nacional do Ensino Médio?
Vamos aos números: total de eleitores em 2010 (135.804.433) e no ENEM (4.611.441).
infelizmente o Enem é a cara do Brasil, ou o Brasil e a cara do Enem, tanto faz!
ResponderExcluirFalta de respeito!
falta de responsabilidade!
lamentável que os estudantes de todo o pais tenham que passar por esse tipo de coisa!
gostei muito do blog!
abraços!
Será que as apurações das eleições são 100% confiaveis? Tenho cá minhas dúvidas!
ResponderExcluirGrande abraço.
Os pedagogos vivem dizendo que os professores não sabem avaliar os seus alunos,e somente aplicam-lhes provas. O governo dá poder para os pedagogos e eles criam super-provões,com dezenas de páginas! Alguém dê uma luz para as pedagogas brasileiras!!
ResponderExcluirEnaldo obrigado pela visita, volte sempre. quem sabe não providenciamos um farol de milha!!!
ResponderExcluir