domingo, 16 de janeiro de 2011

EDUCAR É PRECISO, "ENEM" NÃO É PRECISO?

O ENEM e suas "lambanças" refletem o nível a que chegou a nossa "EDUCAÇÃO", afinal todo o processo é idealizado e executado por pessoas ligadas a esta área. Acompanhei as últimas três edições e pude notar em todas, a incrível discrepância das notas de REDAÇÃO. Em nenhum dos quatro módulos temos nota máxima (1.000) como resultado, mas na redação isto é fato, não sei para quantos alunos, mas eu conheço um que conseguiu. O contrário (zero) também só é possível neste quesito, com a eliminação do candidato.

O MEC/INEP divulgou as seguintes informações:

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (265,1), máxima (883,7)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (297,3), máxima (844,7)
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (254,0), máxima (810,1)
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: mínima (313,4), máxima (973,2)

Como podemos observar a melhor nota foi em Matemática e suas Tecnologias (973,2) e a pior em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (254,0). Como podemos encontrar nota máxima - mil pontos (1.000) em REDAÇÃO, isto, está em total desacordo com o resultado dos outros quatro módulos. E nós todos sabemos da dificuldade que os alunos apresentam neste quesito, inclusive com os problemas de ortografia, concordância e vocabulário, nestes tempos de "internet".
Um País injusto que tenta uma aventura desta proporção, sem o devido preparo, só poderia gerar mais injustiça e indignação. Mas fica o alerta, O ENEM É A CARA DO BRASIL.
O Ministro da Educação foi mantido no cargo, a pedido do ex-presidente, o que sinaliza continuidade, sem preocupação com os erros; como se usar uma geração como "COBAIAS", não tivesse a menor importância.
Não sou contra o ENEM, mas acho que precisamos agir com responsabilidade e fazer as coisas corretamente, respeitando os nossos limites. Outro detalhe, já imaginaram se ocorressem estes problemas na APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES?
Fica a pergunta, se temos competência para realizar algo tão grandioso como um processo eleitoral, com a "apuração mais rápida do mundo", porque não somos capazes de fazer o mesmo com o Exame Nacional do Ensino Médio?
Vamos aos números: total de eleitores em 2010 (135.804.433) e no ENEM (4.611.441).

4 comentários:

  1. infelizmente o Enem é a cara do Brasil, ou o Brasil e a cara do Enem, tanto faz!
    Falta de respeito!
    falta de responsabilidade!
    lamentável que os estudantes de todo o pais tenham que passar por esse tipo de coisa!
    gostei muito do blog!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Será que as apurações das eleições são 100% confiaveis? Tenho cá minhas dúvidas!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Os pedagogos vivem dizendo que os professores não sabem avaliar os seus alunos,e somente aplicam-lhes provas. O governo dá poder para os pedagogos e eles criam super-provões,com dezenas de páginas! Alguém dê uma luz para as pedagogas brasileiras!!

    ResponderExcluir
  4. Enaldo obrigado pela visita, volte sempre. quem sabe não providenciamos um farol de milha!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...