quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESTRESSE - "A doença de quase todos"!

Um estudo da ISMA (International Stress Management Association) de 2004 indicou que 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho. Numa pesquisa publicada em julho de 2008, o ISMA-Brasil aponta a impressionante taxa de 92% de sintomas de estresse entre os vestibulandos, e nesta época eles nem tinham que enfrentar o ENEM.
A vida impõe ao ser humano a necessidade constante de se adaptar, atualizar, aprender, para tentar alcançar seus objetivos. Em nossa sociedade capitalista, consumista e competitiva, muitas vezes alcançar os objetivos significa comprar, adquirir, consumir e possuir bens. Mesmo que para isso as pessoas tenham de trabalhar mais, correr mais e ter menos tempo para si próprias e seus familiares. Essa falta de tempo associada ao ritmo competitivo da vida, tensão constante, obsessão por resultados, sedentarismo, alimentação desequilibrada e sono irregular, são considerados como as principais causas do estresse.
De acordo com a Associação Médica Americana, o estresse está direta ou indiretamente relacionado às principais causas de morte no mundo. Temos de nos conscientizarmos do tamanho do problema de saúde pública que temos pela frente em decorrência dos males causados pelo estresse.
O estresse é inerente a todos os seres vivos. Não existe uma maneira de se livrar dele. O único jeito é nos conscientizarmos de que ele existe e administrá-lo da melhor forma possível.

Porque escrevi todo este texto? Porque precisamos repensar a nossa sociedade?
O primeiro passo é adquirir consciência de que estamos sofrendo. Quem irá se empenhar para se libertar do sofrimento se não se der conta do que está acontecendo? Ao longo do tempo, sem que percebamos, o sofrimento pode se transformar em doenças, sendo em alguns casos já tarde demais.
A minha sugestão não é tentarmos retroagir, ou buscar o mundo de tempos atrás, isto é impossível. Mas poderíamos encontrar um caminho para aliviar o estresse, através das artes e das manifestações culturais.
Por exemplo, quando assistimos a um concerto, um show, uma apresentação teatral, uma manifestação folclórica, ou mesmo quando visitamos uma exposição, um museu, uma livraria, ou enfim, qualquer coisa que consiga nos tirar um pouco do nosso cotidiano, melhoramos a nossa qualidade de vida.
As autoridades constituídas, já que só enxergam o lado econômico, deveriam olhar o quanto iriam economizar oferecendo mais lazer, cultura e entretenimento. Poderiam melhorar a vida de todos e não teriam mais, tantos gastos e reclamações na área da saúde. Seria um jeito fácil e barato de agradar aos "eleitores".
O que vocês acham?

5 comentários:

  1. Eduardo

    Muito proveitoso o texto!

    Tive um professor, em um curso de gestão cultural, que dizia assim: "Nós da cultura é que tratamos da saúde pública e não as pessoas que trabalham em postos de saúde. Os que trabalham em postos de saúde tratam de doenças, inclusive o nome do posto de saúde tinha que mudar para posto de doença e quem tinha que levar o nome de postos de saúde são os teatros, escolas de danças,livrarias, circos e outros do meio artistico/cultural"

    Podemos afirmar que enquanto cultura não for tratada como política de governo nós continuaremos a mercê de uma "sociedade doente"

    Obrigado pelo espaço
    Um abraço
    Paulinho do Boi

    ResponderExcluir
  2. Ps. Ler blogs com bons textos também alivia o stress.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo.

    Cá estou pra retribuir sua visita e conhecer um pouco do teu espaço. Aliás, muito bem cuidado e requintado.

    O estresse é o mau/mal (ambos) deste século. Até as crianças, acumuladas de tantas afazeres, não estão aguentando: é escola, aulas de violão, de inglês, de balé, informática, vídeo game, computador, celular, a casa dos amiguinhos, cinema, teatro, etc.

    [ ]'s

    Marcos Masini

    ResponderExcluir
  4. bela abordagem em seu blog, visitarei mais vezes.
    www.hiatocriativo.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão a sua Eduardo!

    É triste ver que muitas pessoas trabalham mais e vive menos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...