Choveu mais do que o previsto, não era esperado, etc...Sempre que escuto estes discursos fico com “náuseas”(ah! Sartre) porque sei que são para justificar a perda de vidas.
Neste ano especialmente, acompanho a disputa por cargos nos governos estaduais e federal. Congresso Nacional, Assembléias e Câmaras em recesso, ou seja, todos curtindo férias, enquanto a população fica esperando auxílio e atitudes para minimizar os seus sofrimentos.
Ontem, foi mostrado junto com as imagens das diferentes tragédias, a recepção com mais de 20 mil torcedores para um jogador de futebol. Nos locais em que as pessoas precisavam de auxílio, não vi mais do que alguns poucos abnegados e os próprios acometidos pelas perdas. Porque não temos uma multidão solidária, empenhada, trabalhando, lutando, amparando, enfim, tentando de alguma maneira minimizar os problemas. Retrato de uma sociedade que não está moldada pelos princípios humanitários.
Quando assisto a esta falta de indignação, me vem sempre à memória duas lembranças. Primeiro a fala de Jesus, “sepulcros caiados”, segundo, o ufanismo do mineiro Darcy Ribeiro, que admiro muito e gosto de seus escritos, mas que errou quando imaginou uma sociedade solidária e deu o título de “Viva o Povo Brasileiro” ao seu livro. Se eu tivesse competência, iria escrever o livro “Como é Hipócrita o Povo Brasileiro”. Colocaria nele a minha visão que explica porque chegamos a esta sociedade com valores menores, com representantes de pequena envergadura e parasitas, que invadem todas as nossas instituições, colaborando para manter este baixo nível de independência intelectual, material e política.
Assisti a vários jornais televisivos, de várias emissoras, sem que em nenhum deles aparecesse uma autoridade importante. COVARDES, IRRESPONSÁVEIS, DESUMANOS e HIPÓCRITAS.
Muito bom sue texto. É mesmo revoltante as tragedias anunciadas no Brasil.
ResponderExcluirAlém de retribuir a visita venho também expressar meu sentimento em relação às tragédias ocorridas e a postura de nossas autoridades.
ResponderExcluirCreio que você conseguiu expressar bem melhor do que minha indignação em meu blog.
Parabéns pelo texto!!!
Oi Eduardo,
ResponderExcluirConcordo com cada vírgula.
Abs, Renata Victal
Um texto maravilhoso que nem tem o que se discutir não é? Sempre a mesma tragédia anunciada...
ResponderExcluirGostei daqui e estou te seguindo também!
Abração
Obrigado pelo incentivo Miryam, Renata, Serginho e cotidiano nacional!
ResponderExcluirOlá Eduardo vim retribuir a visita e gostei nuito do seu blog. Já estou seguindo.
ResponderExcluirÉ mesmo um absurdo! Ver famílias enterrando seus entes queridos no quintal pq a ajuda não chega nem para isso. Se a Defesa Civil não consegue chegar, cadê o exército ? Temos um Haiti aqui tb,ou será que a ficha desse povo ainda não caiu?
Cada dia fico mais triste com o noticiário e a atitude ridícula das autoridades.
Abs !
Lau é exatamente isso! Obrigado pela visita!
ResponderExcluir