sábado, 5 de fevereiro de 2011

O QUE É A CULTURA?

A sobrevivência da espécie humana só foi possível durante todos estes anos e em todos os lugares do nosso planeta devido ao fenômeno que recebeu o conceito antropológico de cultura.


Melhor explicando, qualquer criança normal pode ser educada em qualquer cultura, por exemplo, se transportarmos um recém-nascido esquimó para ficar sob os cuidados de uma tribo africana, ela crescerá e não se diferenciará em nada de seus irmãos de criação. Não saberá como construir um "iglu", cortando blocos de neve e amontoando-os num formato de colméia, mas será capaz de construir uma casa usando taipa e teto de palha.

Agora farei uma lista de conceitos fundamentais:

- o homem não muda o seu aparato biológico, mas se adapta aos diferentes ambientes ecológicos através da cultura que é transmitida de geração em geração naquele grupo social.

- o processo evolutivo anulou parcialmente os instintos do homem, de acordo com os seus padrões culturais.

- o homem foi capaz de se adaptar aos diferentes ambientes, sem modificar o seu aparato biológico, transformando toda a terra em seu "hábitat".

- adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.

A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.


Se o homem não tivesse desenvolvido um sistema articulado de comunicação oral, a experiência de um indivíduo não seria transmitida aos demais, e não teríamos este processo de acumulação, fundamental para o nosso desenvolvimento. O chimpanzé tem a mesma capacidade de observação e de invenção do homem, mas cada observação não beneficia a sua espécie, acaba com ele pela falta de um sistema de comunicação que permitiria um processo interminável de acumulação, gerando desenvolvimento. Assim sendo a comunicação é um processo cultural.
Todo o comportamento humano se origina no uso de símbolos. Toda cultura depende de símbolos. É o exercício da faculdade de simbolização que cria a cultura e o uso de símbolos que torna possível a sua perpetuação.
A natureza não age por saltos. O primata não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente lento.
Para finalizar, os componentes ideológicos dos sistemas culturais podem ter conseqüências adaptativas no controle da população, da subsistência, da manutenção do ecossistema, nas nossas formas de organização social e política, etc...

Vamos refletir sobre isto e trocarmos idéias para aprofundarmos este debate e colocar a CULTURA no local que lhe é de direito e não como um apêndice ou setor de menor importância.

3 comentários:

  1. Sua reflexão sobre cultura é inspiradora e faz com que possamos dialogar sobre este assunto com aqueles que não conseguem visualizar sua importância.Parabéns por sua clareza ao escrever! Se for possível gostaria de postar seu texto em meu blog. Por favor, entre em contato. www.tribarte.blogspot.com
    Um lindo fim de semana. Abraços, Aline Carla.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Aline! É uma alegria saber que além de interagir, ainda posso contribuir. Fique totalmente a vontade para usar o que desejar. Já coloquei o seu blog entre os que eu recomendo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. camila ferreira da silvaterça-feira, 08 novembro, 2011

    muito bom pois realmente você está certo a sua conclusão sobre isso é totalmente aprovado. pois você sabe realmente relatar sobre o assunto pois um grande abraço~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...