sábado, 22 de janeiro de 2011

Curiosidades - Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha - Belo Horizonte

Hoje vi esta foto da igreja e resolvi colocar aqui algumas curiosidades.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi o início de parcerias duradouras entre o então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, o arquiteto Oscar Niemeyer, o engenheiro calculista Joaquim Cardoso, o artista plástico Candido Portinari, o escultor Alfredo Ceschiatti e o arquiteto-paisagista Burle Marx.
Inaugurada no dia 16 de maio de 1943, com o governador do Estado de Minas Gerais, Benedito Valadares, o Presidente da República, Getúlio Vargas, mas sem poder realizar cultos porque o arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral não aceitava o painel feito por Portinari, em que está a representação de um cachorro ao lado de São Francisco.
Outro detalhe é a representação de símbolos comunistas na fachada frontal. Reparem que a linha da abóbada com a linha da marquise fazem a "foice", e a mesma marquise com o campanário o "martelo". Lembrar que Cândido Portinari era comunista militante tendo sido derrotado na eleição de 1947 quando concorreu a uma vaga no Senado e Niemeyer é um dos mais ilustres comunistas do Brasil.
A polêmica durou 14 anos quando finalmente a igrejinha foi consagrada e a Via Sacra, também com catorze painéis de Candido Portinari (considerada pelos especialistas como uma de suas obras mais significativas) pode ser exibida. Todos os painéis de azulejo no interior e exterior da capela também são do artista.

2 comentários:

  1. OI EDUARDO, SÓ AGORA CONHECI SEU BLOG! ADOREI!!!
    VOU SER SUA SEGUIDORA COM MUITO PRAZER......

    ResponderExcluir
  2. Ei, Regina! Estou dando um pouco de "asas" a minha vontade de aprender, compartilhar e também expressar minhas indignações e opiniões.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...