terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OLIMPÍADAS - RIO 2016
















Os criadores da logo das Olimpíadas do Rio 2016 colocaram em sua página Tátil design esta pérola: "usamos toda a nossa criatividade para fazer festas que atraem povos de todos os outros planetas"
Será que teremos marcianos ou outros extra-terrestres participando?
Um grupo que comete um erro tão grosseiro é o que temos de melhor para criar algo que representará o nosso País? Depois vão dizer que não sabiam, não viram nada, etc... Ninguém leu o que estava escrito nesta parede? Eu como "presto atenção" notei na hora!

23 comentários:

  1. Já li. Já estou seguindo. E já estou indicando!!! Como é que eu não fiquei sabendo dessa "inveja produtiva"???
    Abração enorme e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, eu também não gostei da logomarca, achei pouco expressiva. Obrigada pela visita. Sigo-te. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eduardo,

    Presente! Estou na sua pista. Prometo ser um fiel leitor. Sucesso!

    Sobre a logomarca das Olimpíadas, viu a denúncia de suspeita de plágio?

    Abração, Flávio

    ResponderExcluir
  4. vixi.. até doeu ler!
    Mas isso é problema da nossa educação, ou as vezes até alguma brincadeira interna deles. vai saber... Mas quanto ao logo. Não acho ruim não.

    Q história é essa de denúncia de plágio?

    ResponderExcluir
  5. Vão querer dizer que queriam amplificar o sentido... planetas abrangem mais que países, hehe.. mas isso até que passa!

    Vim, vi e gostei. Legal seu blog. Está começando bem!

    ResponderExcluir
  6. E feliz ano novo, volte sempre que puder lá!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente obrigado pela visita!
    Eu não havia visitado o site da empresa, entretanto sua colocação é pertinente, mas não sei exatamente o que está por trás da frase, pode além de ser uma piada interna, uma jogada de Marketing extrema, exaltando o potencial da equipe, mas enfim... não sou especialista em Marketing. Ainda sobre a empresa, quem quiser saber minha opinião sobre o possível plágio, pode ler mais em http://muitopelo.blogspot.com/2011/01/logomarca-rio-2016.html

    Gostei bastante de seu blog, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Cara obrigado pela visita...

    Sem dúvida essa é uma baita pérola kkkk

    Muito bom teu blog!!!

    ResponderExcluir
  9. Aconselho este vídeo da entrevista do RJTV dada pela equipe da TÁTIL DESIGN DE IDÉIAS. Os caras são muito bons!
    http://www.youtube.com/watch?v=Xzhrp0ONwaQ

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, boa tarde e obrigado pela visita, realmente é estranho, não bastasse a questão do logo Rio 2016 ainda isso, é para se pensar estou seguindo seu blog se puder retribua.
    www.muambeirovirtual.blogspot.com

    Abraço
    Alessandro Goneli

    ResponderExcluir
  11. Legal o blog Eduardo. E boa sacada nesse post.
    Abraço
    O Marketizador

    ResponderExcluir
  12. É amigo e a imprensa vai ficar enchendo linguiça com essa marca até 2016.
    Não vi nada de mais nessa marca.
    E parabens pelo blog muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  13. Prezado amigo, obrigado pela visita! É realmente deprimente e vergonhosa nossa situação!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por visitar meu blog. E concordo com vc no assunto.

    ResponderExcluir
  15. Achei a logomarca boa, mas a genialidade foi apagada por uma semelhança muito grande com uma logomarca já existente. Acho que não seja o caso de plágio, até porque a agencia criadora é muito talentosa, mas ficou muito semelhante. Talvez tenha faltado uma pesquisa mais abrangente e constatada a semelhança partir para outra idéia.

    ResponderExcluir
  16. Eu farei duas observações:

    1) Certamente o texto na foto não é um erro, até porque seria um erro um tanto "gritante". Certamente seria apenas alguma 'piada interna' ou até uma ‘jogada de marketing’ só para chamar atenção. Inclusive a prova está na própria parede, já que vemos que os demais textos também falam de "planetas", inclusive o texto abaixo explica o que seria "planeta", sem contar o fato que “planetas” poderia estar em um sentido figurado.

    2) Há uma grande diferença entre plágio, semelhanças e inspiração. Seria o mesmo de dizer que a logomarca da copa é plágio de um troféu (que no caso foi apenas uma falta de originalidade). Da mesma forma que a logo das olimpíadas e dessa empresa esportiva foram inspiradas na pintura "Dança de Matisse" com algumas semelhanças. Dizer que seria plágio é falar que é igual.

    Todos sabem que todos os logotipos e logomarcas tem alguma semelhança com algo já criado, até mesmo grandes livros têm comparações com outras literaturas, inclusive nas obras de Machado de Assis em relação a Shakespeare. Para não acontecer isso, a agência deveria fugir totalmente do convencional, podendo falhar e apresentar um projeto ridículo como as logomarcas do Brasil2014 e de Londres2012.

    A realidade é simples: Brasileiro só sabe reclamar, principalmente os invejosos. Se ficar feio, humilham. Se ficar belo, procuram outro defeito e fazem comparações pobres.

    ResponderExcluir
  17. Eduardo, não achei nada fora do comum. Apenas uma frases motivadora. Agora a logo, quanta diferença! Certamente não é mera coincidência criativa.
    =(

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite Eduardo
    Tenho um Blog de noticias em SF
    e fiquei curioso com a matéria da logo das Olimpiadas por issoadicionei vc no meu blogok?
    veja
    http://saofranciscoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Obrigado a todos que postaram os seus comentários.
    Embora eu não tenha emitido a minha opinião sobre a "logo", alguns ficaram incomodados.
    Acho a liberdade de expressão e opinião o que existe de mais interessante na natureza humana. Só chamei a atenção para este detalhe porque uma "agência de alto nível" tem que se preocupar com detalhes, caso contrário será somente mais uma!
    Precisamos aprender que a excelência exige responsabilidade e compromisso com o que se escreve. Fiquei ainda mais indignado quando soube que o chefe da agência é professor universitário. Por isto coloquei com estes termos!
    Um grande abraço e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  20. Realmente hilário... Abraços e obrigado pela sua visita ao meu blog. Esteja sempre à vontade para opiniões e revelações interplanetárias como essa... Prof. Dário

    ResponderExcluir
  21. Caro Eduardo. Com certeza todos tem o direito de gostar ou não gostar de uma logomarca. Da mesma forma que ninguém é obrigado a gostar de uma obra de arte só porque Picasso ou DaVinci a desenhou. Isso é liberdade de expressão, e você tem todo o direito de gostar ou não gostar, como qualquer outro, como a mim. Eu em toda minha vida, desde a minha adolescência sempre apoiei a liberdade de expressão, meu blog mesmo incentiva isso.

    A minha segunda observação foi exatamente a triste situação - do fato - de muitos terem - no fundo - gostado da logomarca, mas arrumam defeito só porque é um evento do Rio de Janeiro, ou seja, puramente por inveja. Também há muitos brasileiros que só gostam de arrumar defeitos e jogam defeitos em tudo que vê só para arrumar intrigas e para isso utilizam comparações podres e sem sentido. Eu poderia dar muitos exemplos, mas acredito que todos já entenderam.

    O meu comentário foi direcionado aos demais leitores que falaram asneiras como "total plágio" sem saber o que está falando. Eu iria até escrever um novo comentário lembrando isso a você, mas eu acharia que tu terias a maturidade para entender isso. Até porque não havia lógica para tu achares que eu tentei menosprezá-lo, porque você nem deu sua opinião sobre a logomarca e nem tocou no assunto de plágio. Ou estou enganado? Logo não vejo razão para se sentir ofendido com o que eu disse. De qualquer forma eu peço desculpas.

    Para você (Eduardo) já foi direcionado mais o meu primeiro tópico. Porque eu acredito que a expressão "planetas" não tenha sido um erro, porque realmente seria um erro bem 'gritante' algo dessa magnitude, além do fato de haverem outras frases falando sobre planetas na parede, ficando clara a ocorrência de haver alguma ligação/conexão figurada (sentido figurado) entre as expressões descritas. Eu fiz apenas uma observação de algo que pode ter passado despercebido por você, algo normal na natureza humana. Mas de qualquer forma você tem o direito de achar tal comparação infeliz.

    Eu gostei bastante do seu blog porque é um espaço que nos permite "filosofar" e debater com textos ricos, eu apenas utilizei a mesma filosofia para debater sobre a questão que não vejo como problema. Eu peço desculpas se você não entendeu o meu ponto de vista e a qualquer outro leitor que tenha se sentido ofendido com a minha ponderação. Não é necessário me chamar de "imaturo" por isso, mas agradeço mesmo assim por ter respondido.

    Tenha um bom final de semana e um ótimo 2011.

    ResponderExcluir
  22. Sobre o que você comentou. Eu também não achei interessante publicar na página (da internet) a foto de uma parede com tais frases , mas provavelmente quem escreveu isso foi alguém dentro da agência como 'quadro de comentários', (talvez) não foi necessariamente esse professor e muito menos um comunicado formal.

    Muitas agências de publicidade tentam aproximar o dia-dia dos funcionários com o público, publicando algumas fotos dos funcionários e coisas que eles fazem no próprio blog e website, tentando mostrar ser uma "empresa jovem". Eu já trabalhei em agência de design e isso acontecia na minha agência.

    Por isso eu posso dizer que essa "brincadeira" não chega ao ponto de desmerecer a agência, o Rio de Janeiro, o Rio2016 e nem o Brasil. O evento e o futuro de todo o país está muito além de uma parede.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Eduardo. Parece que mudaram o texto. Bem, com a grana que ganharam na "criação" (ou xupinhação) desse logo devem ter contratado uma Assessoria de Imprensa para redigir algo um pouco menos tosco.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...