Foi o pai, músico amador, que ele perdeu quando tinha apenas 12 anos de idade, quem adaptou uma viola para o início de seus estudos de violoncelo. Recebeu muitas críticas no início de sua carreira por introduzir temas populares e do folclore nacional em composições clássicas. Foi um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, gerando uma polêmica por se apresentar usando chinelos, o que causou indignação na platéia que julgou ser um desrespeito, mas o verdadeiro motivo eram problemas com os seus pés que o impedia de usar sapatos. De sua vasta e maravilhosa obra, que convido à todos para rever ou conhecer melhor, destaco estes dois vídeos com uma composição para violão, seu instrumento preferido e outra com Bidu Sayão, a Cantilena da Bachiana nº5.
Heitor Villas-Lobos, nosso "índio de casaca", que anunciou nossa cultura indígena ao mundo e ousou ir à Semana de Arte Moderna com o pé enfaixado, continua a conquistar adeptos e mais adeptos para sua arte. Como dizia o nosso amigo Graciliano Ramos, encantou-se, não morreu. Um grande abraço e bom feriado!
ResponderExcluirEduardo, nas horas de folga sou Pianista. Adoro o Villa-Lobos. Suas composições são magistrais. Particularmente, adoro tocar a Bachiana nº 4, que orginalmente é para Piano. A nº 5 é maravilhosa também.
ResponderExcluirA Orquestra da Petrobrás produziu a peça a Floresta do Amazonas, sob a batuta do Maestro Isaac Karabtchevsky, A Floresta do Amazonas é grandiosa, simplesmente maravilhosa.
Em 2009, quando dos 50 anos da sua morte, eu publiquei em meu blog um artigo sobre ele e agora, devido ao seu bom gosto, vou republicá-lo.
Errr...sem querer ser empolado tenho 4 LPs com a Bachianas Brasileiras ,executadas pela Orquestra Nacional da radiofusão Francesa regidas pelo proprio autor...preciso encontrar agulha para minha velha pickup.
ResponderExcluirMais uma vez obrigado Aline!
ResponderExcluirEnio, poder tocar qualquer instrumento aumenta a sensibilidade, piano então é realmente fantástico. No piano também prefiro a nº4, só coloquei a cantilena para pegar um "gancho" e relembrar a Bidu Sayão. Obrigado pela visita!
Pardal, escolha bem a agulha nova e guarde com carinho estas raridades. Se puder coloque na "internet" e íremos divulgar. Bachianas regidas pelo Villa-Lobos! Pode ficar orgulhoso só de ter tido o bom gosto de adquirí-las e ainda mais de conservá-las. Um abração!
A Cantilena na voz de Bidu Sayão é demais. . .
ResponderExcluirMuito bem escolhido Eduardo.