sábado, 5 de março de 2011

Heitor Villa-Lobos ( 05/03/1887 - 17/11/1959)

Foi o pai, músico amador, que ele perdeu quando tinha apenas 12 anos de idade,  quem adaptou uma viola para  o início de seus estudos de violoncelo. Recebeu muitas críticas no início de sua carreira por introduzir temas  populares e do folclore nacional em composições clássicas. Foi um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, gerando uma polêmica por se apresentar usando chinelos, o que causou indignação na platéia que julgou ser um desrespeito, mas o verdadeiro motivo eram problemas com os seus pés que o impedia de usar sapatos. De sua vasta e maravilhosa obra, que convido à todos para rever ou conhecer melhor, destaco estes dois vídeos com uma composição para violão, seu instrumento preferido e outra com Bidu Sayão, a Cantilena da Bachiana nº5.


 

5 comentários:

  1. Heitor Villas-Lobos, nosso "índio de casaca", que anunciou nossa cultura indígena ao mundo e ousou ir à Semana de Arte Moderna com o pé enfaixado, continua a conquistar adeptos e mais adeptos para sua arte. Como dizia o nosso amigo Graciliano Ramos, encantou-se, não morreu. Um grande abraço e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, nas horas de folga sou Pianista. Adoro o Villa-Lobos. Suas composições são magistrais. Particularmente, adoro tocar a Bachiana nº 4, que orginalmente é para Piano. A nº 5 é maravilhosa também.
    A Orquestra da Petrobrás produziu a peça a Floresta do Amazonas, sob a batuta do Maestro Isaac Karabtchevsky, A Floresta do Amazonas é grandiosa, simplesmente maravilhosa.

    Em 2009, quando dos 50 anos da sua morte, eu publiquei em meu blog um artigo sobre ele e agora, devido ao seu bom gosto, vou republicá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Errr...sem querer ser empolado tenho 4 LPs com a Bachianas Brasileiras ,executadas pela Orquestra Nacional da radiofusão Francesa regidas pelo proprio autor...preciso encontrar agulha para minha velha pickup.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez obrigado Aline!
    Enio, poder tocar qualquer instrumento aumenta a sensibilidade, piano então é realmente fantástico. No piano também prefiro a nº4, só coloquei a cantilena para pegar um "gancho" e relembrar a Bidu Sayão. Obrigado pela visita!
    Pardal, escolha bem a agulha nova e guarde com carinho estas raridades. Se puder coloque na "internet" e íremos divulgar. Bachianas regidas pelo Villa-Lobos! Pode ficar orgulhoso só de ter tido o bom gosto de adquirí-las e ainda mais de conservá-las. Um abração!

    ResponderExcluir
  5. A Cantilena na voz de Bidu Sayão é demais. . .
    Muito bem escolhido Eduardo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...