domingo, 13 de março de 2011

A TERRA GEME E A HUMANIDADE CHORA

Esta imagem é da região serrana do Rio de Janeiro e é muito semelhante a esta do terremoto no Japão. 





Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema é "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). No texto de apresentação tem este parágrafo que gostaria de destacar:
"Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum".
Agora vamos aos fatos, palavras incomuns estão sendo incorporadas ao nosso dia-a-dia pela força dos acontecimentos: catástrofe, terremoto, tsunami, mortes, destruição, etc... Pior são as imagens apocalípticas, parecendo saídas de um filme, que vão ficando gravadas em nossa mente e se repetem.
Mal digerimos e nos recuperamos de um evento já aparece outro ainda pior. Particularmente neste 2011, ainda estou chocado com o que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro e agora temos este terremoto no Japão.
Gostaria que  diante dos fatos, ocorresse uma mudança real de atitude e transformação, para a preparação de um futuro menos trágico e com reais possibilidades de sobrevivência harmoniosa.

7 comentários:

  1. E aprender com as tragédias, que seria a lição natural disso tudo, ainda parece ser a maior utopia...

    ResponderExcluir
  2. Com toda razão você, Edu, “...não se ergue o espinheiro do sofrimento sem as raízes da culpa.”, como bem o ditara o Espírito André Luiz, em “Ação e Reação”, ao iluminado Chico Xavier.

    A humanidade já viu a natureza escrever muito; está quase passada a hora de aprender a lê-la...

    abs

    ResponderExcluir
  3. Ramon, é a grande escola da vida. Mas alguns são mais teimosos do que outros, e como já dizia o ditado: "quem não escuta conselho, escuta coitado".

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Zé Roberto, como sempre sabias palavras e ótimas referências. Feliz em poder compartilhar e descobrir pessoas como você.
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. "Tudo que move é sagrado...", lendo seu texto lembro-me da música "Amor de índio" cantada por Beto Guedes, as campanhas são excelente e ainda bem que elas existem, mas o amor tem diminuído, é preciso ter empatia pela dor do outro para construir um mundo melhor e fico cá a pensar o que será do nosso futuro... se o ser não mudar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,

    parabéns pelo blog já estou seguindo aqui.

    é com as tragédias que depois os Governos Federais, Estaduais e municipais que começam a refletir do momento em que o Meio Ambiente esta vivendo, enquanto várias pessoas lutam pelo Meio Ambiente, outras tantas liberam loteamentos em áreas de risco e aqui na minha Cidade Sete Lagoas ainda querem construir um condomínio de luxo onde só pensam nos lucros e esquece que a área é de Preservação Ambiental o tido Boulevard Santa Helena não deveria sair nem do papel e com as chuvas dos últimos dias em que inundou varias casas em Bairros periféricos reconsidere e no lugar do Boulevard Santa Helena faça o Parque Municipal Lagoa da Chacâra o unico problema é com a saída do grande Secretário de Planéjamento Flávio de Castro abriu se espaço para o Secretario de Obras Paulo Rogério Campolina Paiva para favorecer os Engenheiros e liberar a construção do Boulevard Santa Helena,

    um grande abraço,

    conheça o meu blog,

    Vereador Lico.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu recado para que possamos interagir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...